Conteúdo do Livro

RESUMO DO LIVRO: O livro traz os conceitos fundamentais para a criação e implementação de um programa de gestão da inovação nas empresas. O texto inicia com uma abordagem que explica a importância de a inovação ocorrer de forma continuada nas empresas, não sendo apenas um evento esporádico. Com essa perspectiva são apresentados os conceitos básicos, como diferenciar invenção de inovação e também separar melhorias de inovações, questões importantes para a gestão da inovação. A partir daí são apresentados os conceitos e ferramentas que podem acelerar a implantação nas empresas. 

O Radar da Inovação amplia a perspectiva dos tipos de inovação, não restringindo a visão da inovação como sendo produtos e processo, apresentando 12 tipos possíveis de inovações. O Octógono da inovação são as oito dimensões organizacionais que precisam ser configuradas para que a inovação ocorra: estratégia, liderança, pessoas, cultura, funding, relacionamentos, estrutura e processo. É dado especial destaque para a construção de práticas para fomentar a geração, experimentação e implementação de ideias inovadoras.

São apresentados também ferramentas para fazer a gestão do portfólio de iniciativas e da medição dos resultados através de indicadores de inovação. Dando a perspectiva prática do livro, 11 cases de empresas inovadoras são analisados à luz das ferramentas apresentadas no livro, destacando como elas conduzem suas iniciativas de gestão da inovação. O apêndice traz um assessment para avaliar o nível atual de inovação da empresa e uma discussão importante sobre a diferença entre os tradicionais programas de idéias dos programas de gestão da inovação.

Obra recomendada para profissionais de marketing, planejamento estratégico, recursos humanos, P&D, gestores de projetos e empreendedores. Leitura complementar para as disciplinas OSM, Marketing Estratégico, Estratégia Empresarial, Gestão de Projetos, Comportamento Organizacional dos cursos de graduação e de pós-graduação em Administração.

SUMÁRIO:
Prefácio
Introdução
1 O Imperativo da Inovação
2 A Amplitude do Conceito de Inovação
3 Os Tipos de Inovação
4 A Gestão da Inovação: o Octógono da Inovação
5 Gerenciando o Processo de Inovação
6 Inovação Aberta
7 É Experimentando que se Aprende!
8 A Construção de um Portfólio de Inovação
9 Métricas para a Inovação: o Innovation Scorecard
10 Ferramentas de Gestão da Inovação
Cases
Apêndice A: Programa de Ideias
Apêndice B: Assessment da Inovação
Apêndice C: Os 7 Mitos da Inovação na Crise
Referências
 

Twitter Facebook