Método

O livro apresenta um conjunto de ferramentas de gestão da inovação sintetizados num capítulo específico sobre o tema. Essas ferramentas são instrumentos de aplicação prática baseados em teorias desenvolvidas a partir de pesquisa e aplicação na consultoria.

A construção das ferramentas apresentadas se deu a partir de seis grandes etapas:

Identificação de Ferramentas Existentes
O primeiro passo foi identificarmos e analisarmos as ferramentas existentes para gestão da inovação. Percebemos que não havia um framework integrado que abordasse o tema e que muitas vezes eram utilizadas ferramentas oriundas da qualidade, gestão de projetos e financeiras, inadequadas para gestão da inovação.

Análise dos Desafios da Prática
A atuação como consultores de estratégia e inovação nos possibilitou perceber os gaps dos executivos sobre o tema. Foi possível identificar a necessidade de montar o quebra cabeça até então desmontado da gestão da inovação. Também conseguimos perceber a dificuldade dos executivos de lidarem com a incerteza e risco inerentes à inovação.

Síntese Teórica
A partir da análise das ferramentas utilizadas bem como dos desafios da prática retomamos um processo de revisão teórica sobre o tema que iniciou bem antes do projeto deste livro e continuou durante toda sua construção. Os autores que nos influenciaram podem ser conhecidos nas referências bibliográficas constantes no livro. Abordamos autores da área de estratégia com enfoque na inovação para termos a perspectiva da alta gestão. Não deixamos de retomar os autores da área de inovação desde Schumpeter até os mais recentes para analisar o próprio fenômeno e as práticas de gestão. Para montar esse quebra cabeça fomos fundo nas questões organizacionais, retomando trabalhos sobre o tema. Complementamos esse processo com a análise dos trabalhos relacionados à qualidade para compatibilização dessa com a inovação.

Construção das Ferramentas
A partir dessa síntese elaboramos um ponto de vista sobre o tema e um conjunto de ferramentas de gestão da inovação, com destaque para o Octógono da Inovação, a Matriz de Inovação e Melhoria, a Cadeia de Valor da Inovação e o Innovation Scorecard.

Aplicação na Consultoria
O passo seguinte foi aplicar essas ferramentas em projetos de consultoria da Innoscience. Em diferentes setores, com empresas de diferentes portes testamos, acertamos e erramos ao aplicar tais ferramentas. A contribuição dos executivos e também de diferentes acadêmicos foram muito importantes. Foram realizadas dezenas de palestras, treinamentos, workshops, seminários e projetos de consultoria para refinamento dessas ferramentas.

Análise de Cases de Referência sobre o Tema Baseado nas Ferramentas
O produto dessa aplicação passou a ser utilizado na análise de cases de referência, tanto de sucesso como de fracasso sobre gestão da inovação. Os cases de sucesso estão descritos no livro a partir das ferramentas acima destacadas.

Refinamento dos Modelos
A partir dessa nova aplicação conseguimos refinar as ferramentas e chegar ao estágio atual do livro.

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